Conheça o Bypass gástrico
A busca pelo emagrecimento tem algumas soluções possíveis, dentre as quais a cirurgia bariátrica. O que muitas pessoas não sabem é que não existe um único tipo de cirurgia bariátrica. Para sermos mais precisos, há cinco procedimentos realizados atualmente: banda gástrica ajustável, gastrectomia vertical, cirurgia de Scopinaro, duodenal switch e bypass gástrico. No artigo de hoje, vamos falar especificamente sobre o último tipo.
Antes de entendermos melhor o que é o bypass gástrico, vale destacar que se trata do tipo de cirurgia bariátrica mais praticada no Brasil: três em cada quatro pessoas que decidem reduzir o estômago realizam o bypass gástrico. O principal benefício desse procedimento é a perda de peso substancial que ele possibilita. No entanto, nem todas as pessoas que têm sobrepeso devem optar pela cirurgia.
Bypass gástrico: o que é
O bypass gástrico consiste na redução do estômago e na alteração do intestino, o que reduz o apetite do paciente e, consequentemente, leva a uma drástica queda na ingestão de calorias. Não por acaso esse tipo de cirurgia bariátrica provoca a redução de até 70% o peso inicial do paciente (em média, a redução é de 40-45%, um número já bastante significativo).
A indicação pelo bypass gástrico é feita para pessoas com IMC superior a 40 kg/m² ou acima de 35 kg/m² e que apresentem comorbidades associadas ao excesso de peso. As doenças normalmente associadas à obesidade são as seguintes:
- Diabetes tipo 2;
- Doença por refluxo gastroesofágico;
- Doença cardíaca;
- Hipertensão;
- Apneia do sono grave.
Curiosidade: após a cirurgia, a costura do intestino apresenta um formato parecido com a letra Y. Por conta disso, o procedimento também é conhecido como bypass em Y de Roux – nome do cirurgião francês que desenvolveu essa técnica.

Esse tipo de cirurgia bariátrica tem duração média de uma hora e tempo de internação variando de 24 a 48 horas, dependendo do nível de preparo do paciente no pré-operatório, de possíveis complicações inerentes ao procedimento cirúrgico e do nível técnico do cirurgião. Em alguns centros de excelência, a liberação do paciente acontece em menos de 24h horas. Podendo o paciente retornar às suas atividades de vida diária em menos de 15 dias.
Bypass gástrico: recuperação
Nos três primeiros meses, ocorre a perda de peso mais intensa, mas é fundamental que o paciente colabore e mantenha a dieta prescrita pelo nutricionista. A recuperação demanda alguns outros cuidados para que o resultado seja satisfatório e a saúde se mantenha plena.
Dentre os principais cuidados, há dois que são bem simples:
- Evitar esforços nos primeiros 30 dias;
- Tomar suplementos vitamínicos e medicamentos indicados pelo nutricionista;
Bypass gástrico é o primeiro passo
Passado o período de recuperação, é o momento de dar início a uma nova e fundamental etapa da vida. O bypass gástrico e as demais cirurgias bariátricas só atingem sua eficiência plena quando há um esforço posterior por parte do paciente para manter uma rotina de exercícios e boa alimentação. O acompanhamento psicológico também é necessário para a mente se manter disciplinada e focada no objetivo de uma vida 100% saudável. Nessa etapa, a Barifitness garante um suporte total.
Posts recentes
Ver tudoA opção pela cirurgia bariátrica é um caminho para o emagrecimento que tem conquistado adeptos ao redor do mundo. Um dos métodos mais...
Comments